O Dia da Constituição Norueguesa é o feriado nacional da Noruega comemorado no dia 17 de Maio de cada ano. A data – 17 de Maio de 1814 -, marca a assinatura da Constituição da Noruega. E é incrível como esse dia é importante no país. Trata-se não apenas do patriotismo dos noruegueses, como também da história de um povo que lutou por anos por independência.
Exatamente por ser uma data tão importante, preparei algumas curiosidades que vão te mostrar como esse dia é especial no país.
Uma festa para as crianças
O dia 17 de maio é chamado de “Dia das Crianças” por muitos. É um dia comemorado com desfiles infantis geralmente pela manhã. As escolas também costumam organizar uma tarde de brincadeiras e seus próprios desfiles com fanfarras. É comum poder comer: sorvetes, cachorro quente e refrigerantes. As famílias fazem o possível para que as crianças se divirtam.
17 de maio é o dia do ano em que mais tomamos sorvete na Noruega. Então, comemos entre cinco e dez vezes mais sorvete do que em um dia normal de primavera.
As escolas geralmente tem festividades organizadas pelos pais. Primeiro acontece o desfile das escolas da redondeza. Paramos na frente do asilo mais próximo e cantamos o hino nacional para os idosos que já estão esperando (isso aqui onde moramos). E por fim acontecem brincadeiras e apresentações de alunos. Comemos cachorro quente, bolo e sorvete.
Korps (fanfarra/banda escolar) é uma das maiores atividades infantis na Noruega, atrás apenas do futebol. Na Noruega, há mais de 27.000 crianças com menos de 15 anos que participam de “fanfarras”.
A família real no dia 17 de maio
Henrik Wergeland (1808-1845) foi um dos primeiros a trabalhar para transformar o dia 17 de maio em um feriado. Ele fez o primeiro discurso em 17 de maio de 1833. Ele também escreveu o primeiro hino nacional para crianças.
Wergeland foi chamado de «17. mai-kongen » (Rei do 17 de maio) enquanto ele estava vivo.
(Foto: Eu em 2019 no 17 de maio na Noruega. Não tivemos desfiles abertos em 2020 e 2021)
Por mais de 100 anos, a família real esteve na varanda do castelo acenando no dia 17 de maio. O rei Harald, fica em pé na varanda do palácio no dia 17 de maio, junto com sua família. Certamente é um dia tumultuado na vida do rei que já está com 86 anos. Seu trabalho é acenar para o desfile das crianças. Isso dura horas e não é de se admirar que ele esteja um pouco cansado no final do dia.
Na imagem acima, o rei Harald, a rainha Sonja, o príncipe herdeiro Haakon, a princesa Mette-Marit, a princesa Ingrid Alexandra e o príncipe Sverre Magnus cumprimentam as pessoas da varanda do palácio durante a celebração de 17 de maio em Slottsplassen em Oslo. (Foto: Lise Åserud / NTB)
Trajes nacionais no dia 17 de maio
A tradição do Bunad começou há pouco mais de 100 anos. Para marcar e celebrar que a Noruega se tornou um país independente em 1905, os adultos começaram a vestir seus filhos em trajes tipicos (bunads). Todas as vezes em que vejo tantos trajes fico imaginando quantos ainda desejam a mesma liberdade.
Nesse post do instagram mostro alguns dos trajes típicos na Noruega. Só alguns, mesmo porquê segundo minha pesquisa existem mais de 450 tipos. Surpreendentemente os bunads foram inspirados nos trajes populares que os noruegueses usavam no século XIX. A partir da década de 1920, tornou-se especialmente popular vestir as crianças com trajes nacionais quando dançavam em leikarring (dança típica norueguesa).
Acredito que o que torna o 17 de maio ainda mais especial é sair pelo centro da cidade e ver tantas pessoas orgulhosas de seus trajes típicos. Eu compraria um se eles não fossem tão caros. Um traje tipico da cidade de Bergen custa por volta das 37.000 coroas norueguesas, por volta dos 17.000 reais. E por isso eu optei por um traje de festa mais barato que imita os trajes típicos. Chamamos de festdrakt.
Festa de adolescentes: Russefeiring no 17 de maio
Russefering é uma celebração tradicional para os alunos do ensino médio Norueguês em seu semestre final da primavera. Os alunos que participam das celebrações são conhecidos como russ. O russefeiring começa por volta de abril (com algumas começando mais cedo ou mais tarde, dependendo do município ou região) e termina em 17 de maio.
À medida que o dia 17 de maio se aproxima, os “russ”começam a ficar bastante cansados de tanto festejar. Alguns “russ” formam grupos que nomeiam ônibus, carro ou vans customizadas. Criando um nome ou logotipo. Alguns comemoram quase continuamente durante esse período. Atualmente o consumo de álcool e festas é comum.
Apesar de ser uma espécie de transição da vida de adolescente para a vida adulta, como mãe me preocupo muito em quando minha filha passar por essa época. Constantemente vemos na mídia histórias de jovens parando no hospital por causa de overdose, ou de festas que terminaram com a presença da polícia.
O hino nacional e a bandeira norueguesa
Por mais de 140 anos, crianças em idade escolar cantaram nosso hino nacional: “Ja vi elsker dette landet” “Sim, amamos este país.” O texto foi escrito por Bjørnstjerne Bjørnson em 1859. Quatro anos depois, seu primo, Rikard Nordraak, escreveu a melodia. A letra do hino nacional norueguês é um canto de luta e vitória. Ouça aqui enquanto termina de ler o artigo.
Durante a Segunda Guerra Mundial a Noruega foi ocupada pelos nazistas e eram proibidos os desfiles de 17 de maio e o uso das cores das bandeiras norueguesas nas roupas. Da uma olhada nesse post sobre a invasão nazista na Noruega.
Na libertação nazista em 8 de maio de 1945, a bandeira tornou-se um símbolo mais forte ainda da liberdade da Noruega. Foram anos de ocupação marcados pela proibição do uso da bandeira e comemoração do 17 de maio. Sem dúvida ao final da invasão em maio, o povo norueguês teve grandes motivos para fazer da sua comemoração algo maior ainda.
Outros costumes no dia 17 de maio
Nós costumamos enfeitar a mesa um dia antes e fazer um café da manhã bem reforçado antes de sair pro desfile no centro; e certamente as bandeiras da Noruega são mais importantes do que nunca nesse dia.
No 17 de maio todos se arrumam muito bem com trajes tipicos (Bunad). eu sempre uso cores que mencionam a bandeira norueguesa ou o festdrakt como mencionei acima. Mas não há uma regra quanto a isso, só vista-se de forma confortável com roupas um pouco mais formais que o habitual.
Prepare-se para andar, pois as ruas são fechadas e todos são aconselhados a pegar o transporte público. Acontecem os desfiles das escolas no centro de Bergen. As fanfarras (buekorps), outros grupos e organizações também desfilam.
Pra fechar o dia temos o bolo enfeitado com as cores da bandeira. Aqui em casa sempre encerramos com a Veronica contando todos os cartões que ganhou dos formandos do ensino médio (as crianças colecionam os cartões. São espécies de cartões de visita onde eles tem uma foto e alguma frase). Esse é o Fim do “russefeiring”.
Gostou desse artigo ?
No youtube mostrei como foi a festa em 2022. Confere lá!
No meu instagram: @dicasnoruega e aqui na Noruega eu sempre falo de viagens e da vida cotidiana no país!