Não é de hoje que eu venho abordando o tema “Vikings”. Confesso que apesar de ser formada em história, meu hobby nunca foi a história medieval. Mas lógico que morando na Noruega, não poderia virar os olhos para uma história tão rica quanto a da Era viking aqui no país.
São muitos os mitos e estereótipos criados sobre os nórdicos da Era viking. Muitos destes são em parte devido a Hollywood ou ao History Channel. E começaram muito antes da famosa série “Vikings” que você encontra facilmente na Netflix.
Observação: Viken em norueguês é baia ou enseada.
Mas você já parou pra pensar no que a palavra Viking significa?
Livros e sites informam que a antiga palavra nórdica “Vikingr” significa “pirata” ou “invasor”. Mas é esse o caso? O que a palavra realmente significa e como devemos usá-la?
•A origem linguística (etimológica) da palavra “viking” AINDA É MUITO contestada
O Nórdico antigo tinha duas palavras das quais “viking” pode ter derivado.
Viking (masculino, plural vikings) se referia a uma pessoa, enquanto viking (feminino) significava uma atividade; algo que as pessoas fizeram (como se tornar viking);
O fato é SE LIMITARMOS A PALAVRA VIKING AS GUERRAS E EXPEDIÇÕES SANGUINÁRIAS, EXCLUÍMOS IMPORTANTES QUESTÕES DA SOCIEDADE E TRATAMOS TODA UMA CULTURA DE FORMA PEJORATIVA, ESQUECENDO QUE NA VERDADE OS ESCANDINAVOS NÃO ERAM OS ÚNICOS VIOLENTOS NA ÉPOCA.
Existem muitas teorias sobre a origem da palavra viking, Alguns pesquisadores acreditam que, no início a palavra era usada pra descrever os “marinheiros” de Viken – a área próxima a Oslo.
Outros sugeriram que o termo está relacionado à palavra enseada e, portanto, descreve pessoas “que colocaram seus navios às enseadas”.
Quando começaram a usar a palavra viking?
O mais antigo uso conhecido do termo é encontrado no poema anglo-saxão Widsith dos anos 600 e, portanto, foi usado muito antes do que hoje chamamos de Era Viking. Eles eram guerreiros, comerciantes, artesãos, fazendeiros, pescadores, poetas, exploradores e construtores. É na Era Viking que temos os estados-nação escandinavos.
A palavra “Viking” é usada para pessoas de origem escandinava ou com conexões escandinavas que eram ativas no comércio e colonização, bem como na pirataria e invasões, tanto dentro quanto fora da Escandinávia no período de 750-1100.
A Era Viking foi um fenômeno amplo e complexo que foi muito além do puramente militar, e também absorveu pessoas que não eram originalmente da Escandinávia.
O período conhecido como Era Viking
O período, que hoje é chamado de Era Viking, inicia no final do século 8 e vai até meados do século 11.
A palavra “vikingr” usada tanto na Era Viking como muito antes, provavelmente só reapareceu nas línguas escandinavas através das sagas islandesas em 1800, que tiveram uma enorme influência em nossas percepções do que foi chamado de Era Viking com a visão do homem escandinavo mau e predador.
E o termo “Era Viking” foi usado pela primeira vez no final do século XIX.
Raízes nórdicas da palavra
De «vik» – baía: «Homens escondidos nas enseadas
De« Viken »(Oslofjord):« Homens de Viken ». Interpretação comum, mas ainda duvidosa porque as pessoas de Viken eram chamadas de “vestfaldingi” ou “vikverjar”.
Além disso, antigos poemas usam a palavra viking sobre os homens da Noruega Ocidental e do Norte da Noruega.
De «vig» (batalha): «Homens que lutam»
Do verbo «ceder»: «Homens que fogem com a sua presa»
Do verbo «vikja» (vike, inclinar-se): «Homens que se mudam da sua aldeia natal»
Raízes não nórdicas
Do anglo-saxão “vic” (acampamento): A palavra existia em anglo-saxão antes da Era Viking.
(Ex. Wicinga Cynn dos anos 700 = o povo Viking)
Do latim «vicus» (cidade): Viking = «por boer»
De «wics» (local de comércio): Viking = «Pessoas dos países nórdicos que procuraram locais de comércio»
Lembra de curtir e deixar seu comentário. Toda terça temos conteúdo sobre a cultura viking lá no Instagram.
As fontes orincipais para este post foram:
Site da Universidade de Oslo; NDLA;Avaldsnes.info; nsl.no; sprakradet.no
Livros em norueguês: Vikingenes verden. e Norges histories.