Hoje quero te mostrar algumas coisas que não podem faltar no natal na Noruega. Assim como em outros países a europa, na Noruega temos tradições únicas. Há alguns anos resolvemos que nossos natais seriam sempre na Noruega e o estilo desacelerado, em comparação com o Brasil, me fez amar essa época na Noruega.
Nesse artigo, tentei criar o que vamos chamar de “Guia para o natal na Noruega”.
Ceia de natal
A primeira coisa importante pra aprender sobre o natal norueguês é que a véspera de Natal é o dia mais importante. Comemoramos a véspera de natal no dia 24 com um jantar por volta das 18h, porém ninguém espera até meia noite para começar a jantar e dizer Feliz Natal.
Dia 25 é o primeiro dia de natal e dia 26 de dezembro é o segundo dia de natal. A ceia de natal não é com a mesma variedade na mesma que temos no Brasil.
Aqui cada região tem seus pratos típicos. A comida de Natal norueguesa mais típica no jantar de Natal é costela de porco (ribbe), seguida pela costela de cordeiro (pinnekjøtt) e lutefisk (um prato com bacalhau).
Algo diferente é que o jantar de nata segue sempre a mesma rotina no dia 24 de dezembro. Temos o jantar, pausa, presentes, sobremesa, pausa, café… e todo mundo chega em casa muito antes da meia noite como comentei antes.
No final do artigo deixo um filme norueguês que me fez rir muito. O filme é recheado de costumes norugueses e você pode achar a maioria deles estranhos, mas nesse artigo vai ter certeza que são reais.

Decoração natalina
A decoração de Natal na Noruega vai além do convencional. Além das tradicionais guirlandas e luzes, os noruegueses enfeitam a casa toda com as cores de natal, é comum termos na despensa da casa, caixas com decorações para diferentes épocas do ano.
Sobretudo, acredito que por passarem tanto tempo dentro de casa, exista uma preocupação maior em fazer do lar um lugar mais aconchegante para todos. Por isso, vemos tantas decorações nas lojas a venda. Quando me mudei para Noruega, não era tão comum encontrarmos decorações em lojas populares no Brasil. Mas aqui, objetos de decoração tomavam vitrines e espaços em propagandas. Era normal que qualquer casa que eu fosse estivesse decorada.
Entre as decorações de natal mais comuns aqui, estão o Nisse, uma espécie de elfo ou duende. Ele é parecido com o papai noel, mas não é ele. Que aliás ouço dizer que empata nas decorações com esses seres. Decorações para árvores e mesas de centro também são populares. Mudamos capas de almofada e até mesmo os panos da cozinha por cores do natal.
As luzes de natal são mais que uma tradição, são quase que uma necessidade a fim de vislumbrar mais luz em uma época que nossos dias são quase que somente noite.
Árvores de natal
Quanto as árvores de natal, cada familia tem sua tradição. Porém algumas tem a data especifica para enfeitar as árvores que é dia 23 de dezembro “Lille julaften”, traduzindo literalmente “Mini natalzinho”. A árvore que geralmente é natural pode ser comprada em lojas de jardim e mercados de natal.
Algo que era muito estranho para mim no inicio eram as bandeiras da Noruega enfeitando a árvore de natal. Mas depois de entender o orgulho da independência e pós guerra, também quero bandeira! Vou deixar o link de um post sobre a ocupação da Noruega na segunda guerra, época em que os noruegueses não podiam usar sua bandeira.

Casa de biscoito de gengibre (Pepperkakehus)
Calendário de Advento de natal
A tradição do Calendário do Advento, originada na Alemanha e popularizada após a Segunda Guerra Mundial na Noruega, oferece uma contagem regressiva visual para o Natal.
Os calendários prontos de hoje têm pequenas surpresas por trás de suas 24 janelas – chocolate, pequenas figuras e belas fotos. Esses calendários estão disponíveis em muitos formatos diferentes – como castelos infláveis, e pôsteres simples com motivos de Natal. Também é comum em muitas famílias ter um calendário pessoal feito em casa com um presente diário.
Só para exemplificar, conheça mais sobre esse costume aqui.
Biscoitos de natal
Eu moro na cidade com a maior cidade de biscoitos de gengibre do mundo. Da uma olhada nesse video que fiz para o instagram. Bergen tem essa tradição há muitos anos. Eles montam a cidade imitando casas e construções tipicas da cidade.
Entretanto, apesar do nome ser biscoito de gengibre, ele é feito com canela e o cheirinho é tipico nessa época. É claro que a melhor parte são as atividades que as crianças amam. Fazer biscoitos ou montar as casinhas não pode faltar nessa época.
Falando em aromas de natal, os noruegueses incorporam a data com “clementinas”, que, importadas e consumidas entre outubro e dezembro, transformam os lares em santuários natalinos.
Bebidas de natal
O Julegløgg, vinho quente servido com especiarias, torna-se a estrela das celebrações. Além de sua versatilidade com ou sem álcool, é acompanhado pelos irresistíveis pepperkaker e clementinas. Explore receitas caseiras dessas delícias, tornando-se parte da tradição de assá-las em casa, muitas vezes envolvendo crianças numa experiência culinária única.
Outra bebida no natal é o “Julebrus”, o refrigerante de natal que lembra do gostinho do refrigerante de groselha na garrafa (sim, sou velha). Esse seria o Refrigerante de natal (julebrus) por aqui. Existem várias marcas e atualmente até versão deles em sucos, onde se adiciona água, antes de servir.
Presentes de natal
Todos os anos tentamos diminuir a compra de presentes. Mas não tem negociação! um presente pra cada um e todos são abertos no dia 24. Um de cada vez!
Nossa filha ama e eu já até me acostumei. Mas o que eu nunca vou me acostumar é com a tradição de dançar em volta da árvore de natal. Embora nem todas as famílias façam isso… ainda acho bem estranho. A nossa família não tem essa tradição, mas é comum as crianças terem o dia de dançar em volta da árvore nas escolas.
Natal e a religião
O Advento é em algumas denominações cristãs a forma que se tem para marcar a espera pelo natal. Marcar o tempo do Advento acendendo uma nova vela em cada um dos quatro domingos é um costume antigo.
Segundo a crença a luz aumenta mais e mais. Quanto mais escuro fica do lado de fora, mais nos aproximamos da luz de Jesus.
A Noruega ainda é no papel de maioria Luterana, mas são poucos os que realmente frequentam uma igreja no país. No entanto, as tradições cristãs estão enraizadas na cultura norueguesa e por isso é comum várias missas em dezembro em que as escolas participam.
É comum que as famílias visitem as igrejas nessa época e cantem músicas cristãs de Natal, mesmo não sendo religiosas.
A tradição de cantar versos de músicas de Advento aos domingos é mais do que uma prática religiosa. Na tradição ela contribui para criar uma atmosfera calorosa e unificadora.
Natal e a cultura nórdica
Quem acompanha meus posts sobre a cultura nórdica, também sabe que muito do chamado “paganismo” da religião nórdica acabou se fundindo a religião cristã.
Muitas tradições modernas derivam de tradições “pagãs” antigas. Existem muitos elementos nas histórias e sagas da Era viking que trazem um relance sobre como eram as comemorações e crenças na Escandinávia na época do inverno. A própria palavra que faz referência ao natal na Noruega “Jul” é anterior ao cristianismo; Tão antiga que mesmo estudiosos não têm certeza sobre sua origem.
Da mesma forma que a palavra Jul pode ter derivado de Jól. Existia um mês no inverno entre novembro e dezembro que chamava-se Ylir. Ao longo dos anos e séculos a palavra foi se transformando e hoje é JUL. E há vários outros elementos no natal moderno que podemos encontrar na Escandinávia antiga;
Você pode conferir mais sobre o Jól e sobre alguns costumes provenientes da religião nórdica antiga no meu instagram.
Filmes de natal
Pro clima de natal ser completo, além de músicas de natal, os noruegueses amam assistir alguns filmes nessa época.
Os cinco filmes de Natal favoritos na Noruega:
- Three Nuts for Cinderella (1973);
- Love Actually (2003);
- The Home Alone (esqueceram de mim);
- Dinner for One (1963);
- Pato Donald e seus amigos (1958).
Atividades de natal
Julemarked: Os mercados de natal são comuns na Noruega toda. Além de Bergen, Oslo, Trondheim e Røros tem mercados de natal surpreendentes.
Julekonsert: Concertos de natal acontecem pelo país todo na época de natal. Muitos são gratuitos em igrejas e outros com famosos artistas. São eventos disputados que valem a pena. O mesmo acontece com apresentações de teatro como o “Quebra nozes”.
Julebakst (confeitaria de natal): é a época de fazer biscoitos de natal e pães com as crianças. E algo que todas amam é decorar as casas de gengibre.
Bergen tem uma cidade toda feita de biscoitos.
Conclusão: Ao desbravar as tradições, sabores e luzes do Natal norueguês, mergulhamos em uma experiência cultural única. Esteja pronto para compartilhar essas descobertas com amigos e familiares, celebrando não apenas a temporada de festas, mas também a riqueza cultural que torna o Natal na Noruega verdadeiramente encantador.
Minha dica de filme
O filme de 2023 “Så var det jul igjen”, disponível na Netflix Brasil como “Um natal de costume” mostra vários costumes noruegueses de natal. O filme é divertidíssimo e se após você assistir o filme ficar em dúvida se os noruegueses realmente fazem todas essas coisas descritas no filme no natal. Tenha certeza que o filme não exagerou.
É incrível como nossa cultura e nossos costumes vistos do lado de fora podem parecer exagerados e desnecessários para quem está do lado de fora. Mas que ao mesmo tempo são naturais para quem os vivem ano após ano.
Morar na Noruega pode ser desafiador mas tem vários pontos positivos. Alguns deles, descrevo nesse artigo.