A páscoa na Noruega é mais do que apenas um feriado. O período começa com o Domingo de Ramos (palmesøndag). E geralmente nessa semana acontece as “Férias escolares de páscoa” Isso mesmo! A maioria com filhos nas escolas tira férias por uma semana toda e quem trabalha tem 5 dias pra descansar e comemorar a Páscoa. Uma época em que os noruegueses têm várias tradições em família.
Significado da palavra Påske
Em norueguês, páscoa é PÅSKE. A palavra Påske (Páscoa) significa passagem, nome que vem da festa da Páscoa judaica. Na Noruega costuma-se comer Cordeiro na Páscoa. Refeição também típica no feriado judaico e provavelmente o alimento consumido por Jesus na última ceia.
Antigamente existiam mais tradições alimentares que mudavam de acordo com a região do país. Até a Reforma no século XVI, a Igreja Católica estava prevalecendo na Noruega, e isso significava que as pessoas seguiam as práticas católicas. Um desses costumes católicos (herança judaica) era o jejum de 40 dias antes da Páscoa (quaresma).
Entendia-se que a a semana de páscoa era uma semana triste e por isso não havia ligação com festa e não comia-se carne. Nos anos depois da Reforma, muitas tradições de alimentos novos chegaram a lugares diferentes no país, mas vários deles ainda carregam vestígios dos antigos costumes, como servir comida de carne para o jantar no dia da Páscoa.
Dias importantes da páscoa na Noruega
Os feriados na semana de páscoa começam na quinta-feira (skjærtorsdag), seguida da sexta-feira santa (langfredag). O sábado do fim de semana de Páscoa (påskeaften – véspera de páscoa) e o Domingo de Páscoa (påskedag ou første påskedag – dia de páscoa ou primeiro dia de páscoa). Isso, porquê na segunda-feira temos o segundo dia de páscoa (andre påskedag), um dia que também é feriado.
Em 2023 esses dias serão de 06 a 10 de abril. Confere o vídeo com o vocabulário em norueguês para esses dias.

O costume de esquiar na páscoa
No Brasil costumamos ir para as cidades litorâneas em qualquer feriado, mas na Noruega é costume subir as montanhas em busca de descanso. Embora algumas pessoas que preferem temperaturas mais quentes procurem o Sul do país ou até férias em países mais quentes, boa parte dos noruegueses aproveita esse período para esquiar com uma combinação de neve e sol o que é algo tipicamente norueguês.
Talvez o costume antigo tenha começado na Noruega por acreditarem que o sol dançou no céu quando Jesus ressuscitou em uma manhã de domingo em uma montanha. Acreditava-se também que o sol tinha um poder de cura no domingo de páscoa e era costume levar doentes ao pico da montanha. Essa seria uma teoria do surgimento desse costume.
Decoração da páscoa na Noruega em amarelo
Outros costumes de pascoa envolvem a obsessão por decoração no tom amarelo. A cor oficial da páscoa na Noruega é o amarelo e confesso que já me acostumei. Na Noruega não temos tantos coelhos, mas sim pintinhos amarelos bordados, esculpidos ou estampados por toda parte. E sem esses detalhes em amarelo, a páscoa não é páscoa por aqui.
Os coelhinhos por aqui são lebres (påskehare). Lojas na Noruega são inundadas por doces, mas principalmente por decorações de páscoa
Consumo de laranjas na páscoa
Seguindo os tons amarelos, as laranjas e sucos de laranja são preferência nessa época do ano. A fanta não é uma bebida tão popular aqui, porque temos SOLO (praticamente a mesma bebida) o refrigerante de páscoa perfeito. Os noruegueses comem até 20 milhões de laranjas durante a semana da Páscoa, de acordo com o Escritório de Informação para Frutas e Legumes. Isso representa cerca de quatro laranjas em média para cada norueguês e um total de 5.000 toneladas.
É um costume norueguês consumir kivikk lunsj, um chocolate parecido com o kit kat. Em 2013 a empresa que fabrica o chocolate Kvikk Lunsj informou que no mês da Páscoa cerca de 14 milhões de Kvikk Lunsj foram vendidos em mercearia, quiosque e postos de gasolina.
Ovos de páscoa na Noruega
Não temos ovos de páscoa exagerados, como no Brasil, mas temos embalagens em formato de ovos, seja em papel ou plástico onde costumamos colocar doces dentro. Mas no ultimo ano muitas lojas começaram a vender ovos de páscoa de chocolate em tamanhos medianos.
Falando em ovos, um costume que algumas famílias têm é o de caçar ovos de ovos dentro ou fora de casa. Nesse caso é comum usar ovos de chocolate pequenos.
Aliás noruegueses consomem muitos ovos de galinha nessa época.
Minha filha com o ovo de papelão
Atividades com as crianças na pascoa
Atividades com os filhos são muito importantes na Noruega. A maioria dos pais além de levar os filhos pra esquiar ou passear na natureza, também costuma fazer trabalhos manuais como pintar ovos ou fazer outras decorações para páscoa.
É muito comum também assistir séries de páscoa com as crianças como o “Superkrim” uma série do canal NRK onde durante a semana de páscoa todos os dias eles liberam um episódio curto com uma história de “crime” (não se preocupem que nunca ninguém morre). É um suspense onde você precisa prestar atenção e descobrir quem cometeu o crime. Em seguida aparece a resposta da charada.
Crimes de páscoa – Påskekrim
Påskekrim talvez seja uma das coisas mais típicas na época de páscoa aqui na Noruega. É um estilo de literatura com crimes e suspenses policiais que começou com uma jogada de marketing em 1923, quando o irmão do autor do livro “Bergenstoget” comprou a manchete no jornal Aftenposten.
Coincidentemente era o dia primeiro de abril e pra promover o livro ele resolveu colocar uma noticia sobre a história do livro como verdadeira no jornal. Foram poucos os que notaram a nota pequena na manchete que desmentia a história do trem sendo saqueado. E foi assim que o costume de mostrar histórias falsas como verdadeiras criou espaço e até hoje livros de crimes policiais esperam a época de páscoa para serem lançados.
Em 1960 a rádio norueguesa lança pela primeira vez um programa de crime policial que na época não poderia ser transmitida na semana santa, o que veio a acontecer a partir da década de 70, quando também surgiram séries televisivas baseadas em livros de autores ainda não muito conhecidos.
Religião na páscoa
Pessoas religiosas costumam ir as igrejas na época da Páscoa. Uma pesquisa em 2015 mostrou que cerca de 20000 pessoas costumam ir à igreja nessa época de pascoa. E apesar do cristianismo ter diminuído no país, ainda é comum nos jardins de infância e escolas infantis o ensino sobre a Páscoa cristã, a judaica e sobre tradições do país. Minha filha sempre volta para casa na semana anterior a páscoa com a mochila cheia de coisas que fez na escola.
Se precisar de ideias do que fazer na páscoa estando em Bergen. Confere esse artigo aqui do blog. Uma excelente Páscoa pra todos e que independente da sua crença seja uma época de muita luz e renovação.
GOD PÅSKE
Fontes: Norsk Store Leksikon; Norsk tradisjons mat; Aftenpost;