Todos os que vivem na Noruega têm direito aos serviços de saúde. Isso também se aplica a refugiados e outros imigrantes que tenham residência legal. Mas separei alguns pontos sobre como funciona. Caso te ajude, deixe seu comentário
Pagamento por serviços de saúde
Os serviços de saúde na Noruega são gratuitos para crianças até 18 anos. Mas acima de dezoito anos pagamos uma franquia por todos os serviços. Existe também um contigente máximo anual que cada pessoa paga, caso exceda você recebe um cartão grátis para usar no restante do ano. O acompanhamento de gestante e o parto é gratuito também.
O Sistema privado também é uma opção e os preços são logicamente mais caros.
Para quem você deve ligar caso precise de ajuda médica?
Deve-se sempre entrar em contato com o médico de família (FASTLEGEN) se a clínica estiver no horário de funcionamento e não for urgente;
- Deve-se ligar para emergência (LEGEVAKTEN) 116 117 quando seu médico não está disponível e a ajuda não pode esperar;
- Sempre ligar para 113 quando é um caso agudo e questão de vida.
Médico de família= Fastlegen
Todas as pessoas que vivem na Noruega têm direito a um médico permanente no município onde vivem. Você pode trocar de médico se houver necessidade. Ele é um clínico geral, responsável por avaliar a necessidade de um especialista e também prescrever medicamentos. Na Noruega você geralmente não consulta com especialistas sem passar por ele.
Emergência =Legevakten
Todos os municípios da Noruega possuem um sistema de atendimento de emergência 24 horas que pode receber pacientes que precisam de ajuda imediata.
O número de emergência é 116 117.
Com este número você chegará ao pronto-socorro do município de onde está ligando.
Hospital =Sykehus
O tratamento no hospital deve ser encaminhado por um serviço de saúde especializado, por exemplo pelo médico ou pelo pronto-socorro. Depois de receber o encaminhamento, o hospital avalia se você tem direito aos cuidados de saúde necessários.
Ajuda psicológica=Psykisk helsehjelp
Você também tem direito aos cuidados de saúde mental. Seu médico avaliará o que você precisa e pode encaminhá-lo para serviços mais especializados.
Se você precisar de cuidados de saúde mental imediatos, deve entrar em contato com o pronto-socorro local.
Direito à intérprete
Você pode receber informações sobre sua saúde, doença e tratamento em um idioma que você entenda. Na Noruega os médicos tambem atendem em inglês. Caso você não entenda bem norueguês ou inglês, você tem direito a um intérprete em seu idioma que deve ser pedido com antecedência.
Meu ponto de vista
Já tive meus problemas com o sistema de saúde norueguês e acho um sistema burocrático demais. Ao consultar com o médico por exemplo, você sempre deve falar sobre só um problema. Se estiver com cólicas e enxaqueca deverá escolher um assunto só e marcar uma outra consulta pra ver o outro problema. Tudo é tratado de forma separada.
Também acho muito difícil consultar com especialistas. O encaminhamento demora e o médico só vai te encaminhar depois de constatar real necessidade.
Gosto do fato deles serem contra o uso de medicamentos em excesso. E aconselho quem queira se mudar a fazer um bom check-up antes da mudança pro país
Mas essa é a minha experiência!
E mesmo assim, nunca deixei de ser atendida.
Conto toda a história do porque não gosto, incluindo alguns pontos que são positivos em um vídeo do meu canal do youTube.
Para saber mais:
O site do sistema de saúde do governo é muito bom e também é possível baixar o app com o mesmo nome (caso seja residente) e acompanhar todo seu histórico, além de ter acesso a exames, vacinas, consultas online e muito mais.
Site do governo:
www.helsenorge.no
Site para quem é novo na Noruega:
http://nyinorge.no/http://nyinorge.no/
SE INSCREVA AQUI NO BLOG E ACOMPANHE NOVIDADES NO IG
@dicasnoruega