Pesquisar
Close this search box.

Explore os incríveis fiordes na Noruega

Explore os incríveis fiordes na Noruega

Os fiordes na Noruega têm uma beleza única e a sensação de estar tão próximo deles é indescrítivel. Surpreendentemente os mais incríveis fiordes da Noruega estão na região onde moro, próximos a Bergen.

No artigo de hoje além de explicar o que são fiordes, também vou te contar qual a melhor época para conhecê-los na Noruega. Principalmente por essa ser uma das dúvidas mais frequentes por aqui.

Recentemente fiz uma viagem por alguns deles, e ao compartilhar no meu instagram fiquei ainda mais curiosa para pesquisar a fundo como eles surgiram.

O que são fiordes?

Fiordes são vales profundos e estreitos que se formaram através da erosão glacial em regiões costeiras. Eles são caracterizados por suas encostas íngremes, paredes rochosas e águas calmas e profundas.

Em outras palavras, fiorde é o termo para uma baía formada por uma geleira que moldou e aprofundou um antigo vale. Eles possuem lados íngremes em forma de “U” e podem ser muito profundos, mas geralmente têm um limiar mais raso na foz. Os fiordes são baías marítimas, porque as geleiras ao contrário da água corrente, podem cavar abaixo do nível do mar.

Os fiordes são encontrados principalmente em países como Noruega, Islândia, Groenlândia, Chile e Nova Zelândia, e são frequentemente visitados por turistas que buscam admirar a beleza natural dessas paisagens. Alguns dos fiordes mais famosos e incríveis no mundo são:

  1. Fiordes da Noruega – incluindo o Geirangerfjord, o Sognefjord e o Hardangerfjord
  2. Milford Sound – Nova Zelândia
  3. Fiorde Scoresby Sund – Groenlândia
  4. Fiorde de Ilulissat – Groenlândia
  5. Fiorde de Boka Kotorska – Montenegro
  6. Fiorde de Doubtful Sound – Nova Zelândia
  7. Fiorde de Prince William Sound – Alasca, EUA
  8. Fiorde de Komodo – Indonésia
Mirante de Stegastein. Vista de Aurland – Sognefjorden

Os fiordes mais famosos da Noruega:

– Fiorde de Hardanger na Noruega

O Hardangerfjord é o segundo fiorde mais longo da Noruega . Incluindo a parte externa do fiorde chamada Bømlafjorden, e o mais longo dos braços internos, Sørfjorden, tem 180 quilômetros de extensão (Bømlahuk – Odda). Aliás, sua parte mais profunda tem 850m. Essa é com toda certeza uma das mais lindas regiões do país. Falei de alguns lugares em Hardanger nesse artigo aqui.

A princípio, as cidades tradicionais que compõem Hardanger são: Eidfjord, Ullensvang, Odda, Jondal, Kvam, Granvine Ulvik. No entanto mais famosa é Odda, região da famosa Língua do Troll.

Atrações famosas em Hardanger:

  1. Trolltunga. Trilha
  2. Voringsfossen. Cachoeira
  3. Buarbreen. Formação Geológia
  4. Steinsdalsfossen. Cachoeira
  5. Furebergsfossen. Cachoeira
  6. Skjervsfossen. Cachoeira
  7. Odda/Ullensvang. Cidade principal
  8. Kjeåsen. Fazenda
  9. Låtefoss. Cachoeira

Exemplos de passeio: Alguns passeios pelo Get your Guide.

– Fiorde de Sogn – Sognefjorden na Noruega

Sognefjorden é o fiorde mais longo e profundo da Noruega. É o segundo fiorde mais longo do mundo e o fiorde aberto mais longo do mundo. Incrívelmente magnifíco e gradioso. Tem 205 quilômetros de comprimento e chega a profundidade de 1303 metros.

A região é uma das mais visitadas da Noruega em qualquer época do ano. Conhecida principalmente por fazer parte do passeio “Norway in a nutshell”. É também onde fica o Nærøy, um braço do fiorde de Sogn, patrimônio mundial da Unesco. Inegavelmente, um paraíso na terra. Só para exemplificar, é a minha região preferida.

Não muito longe fica outro famoso fiorde na Noruega, o Norfjordeid, com destaque para a região com o mesmo nome do fiorde e tammbém Stryn.

Atrações famosas na região:

  1. Briksdal Glacier. Geleira
  2. Stegastein. Mirante
  3. Loen Skylift. Gôndola que leva ao topo de Loen fica na .
  4. Olden. Local histórico
  5. Nigardsbreen Glacier. Geleira
  6. Borgund Stavekirken. Igreja de madeira medieval
  7. Brekkefossen. Cachoeira
  8. Urnes Stavekirken. Igreja de madeira medieval
  9. Rota Nacional de Aurlandsfjellet
  10. Lovatnet Lake. Lago em Stryn fica na região mas Stryn tem o fiorde Norfjord
  11. Vila Viking em Gudvangen
  12. Flåmsbane. Trem de Flåm a Myrdal

Exemplos de passeio: Alguns passeios pelo Get your guide.

– Fiorde de Geiranger na Noruega

O Geirangerfjord é um fiorde incrível em Sunnmøre, em Møre og Romsdal, dessa forma é um dos locais mais visitados da Noruega. O fiorde tem 258 metros de profundidade e é cercado por montanhas que variam de 1.400 a 1.700 metros de altura. Aliás o Geirangerfjord em largura, vai de cerca de 500 a 1500 metros.

O Fiorde de Geiranger tornou-se desde 2004 parte da Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

Atrações em Geiranger:

  1. Geiranger Skywalk – Dalsnibba
  2. As sete irmãs. Cachoeira
  3. Norsk Fjordsenter. Museu
  4. Gården Knivsflå. Fazenda
  5. Brudesløret. Cachoeira Véu da noiva
  6. Friaren. Cachoeiera
  7. Skageflå. Fazenda antiga

Exemplo de passeio: Get your guide

Dicas para explorar os fiordes incríveis na Noruega:

1.Planeje com antecedência:

Escolha o seu destino e período de viagem com antecedência para garantir que você consiga as melhores acomodações, passeios e preços para conhecer esses fiordes incríveis. Surpreendentemente, na alta temporada, entre junho a agosto, os preços dos hotéis disparam e se você deixar para reservar em cima da hora, poe ficar sem hospedagem.

2.Escolha o melhor meio de transporte

Os fiordes da Noruega são facilmente acessíveis de carro, ônibus, trem ou barco. Assim sendo, considere suas opções de transporte e escolha a que melhor se adequa ao seu itinerário e orçamento. Provavelmente você vai precisar planejar bem essa parte para evitar perrengues. Como por exemplo, estradas fechadas.

3.Visite os pontos turísticos próximos

Alguns dos fiordes mais íncriveis na Noruega são por exemplo o Geirangerfjord, o Sognefjord e o Hardangerfjord. Mas existem muitos outros. Primeiramente visite estes e outros pontos turísticos populares durante a sua viagem. Há um motivo para eles serem tão populares. Então tenha em mente que possivelmente você não conseguirá visitar todos eles em poucos dias de viagem. O mais provável é que você termine a viagem planejando voltar.

3.Faça passeios de barco

De fato uma das melhores maneiras de explorar os fiordes é por meio de um passeio de barco. Existem diversas empresas de turismo que oferecem passeios de barco pelos fiordes, proporcionando vistas incríveis e uma experiência única. Seja como for, você vai amar.

4. Prepare-se para o clima

O clima na Noruega pode ser bastante imprevisível, especialmente nos fiordes. Certifique-se de levar roupas adequadas para o clima, como jaquetas impermeáveis, botas de caminhada e protetor solar. Desse modo vai estar melhor preparado.

5. Experimente a culinária local:

Experimente a culinária local: A Noruega é conhecida por sua deliciosa culinária, com pratos como salmão, bacalhau e waffles noruegueses. Experimentar a culinária local durante a sua viagem pelos fiordes vai deixar sua viagem ainda melhor. Em outras palavras, experimentar o peixe norueguês pode ser uma ótima experiência.

A melhor época para visitar os fiordes na Noruega:

Antes de mais nada, a melhor época do ano para visitar os fiordes depende do que você deseja fazer e experimentar durante a sua viagem. Aqui estão algumas coisas a serem consideradas:

  1. Alta temporada: A alta temporada nos fiordes noruegueses geralmente ocorre durante o verão, de junho a agosto. Nesta época, o clima é mais ameno e as atrações turísticas estão abertas. No entanto, pode ser uma época movimentada e os preços podem ser mais elevados.
  2. Baixa temporada: A baixa temporada, que vai de outubro a abril, pode ser menos movimentada e com preços mais acessíveis. No entanto, as temperaturas são mais baixas e muitas atrações turísticas podem estar fechadas.
  3. Primavera: A primavera, de março a maio, pode ser uma época agradável para visitar os fiordes, com temperaturas mais amenas e uma paisagem verde que deixa tudo ainda mais incrível. Mas, prepare-se para chuva nessa época.
  4. Outono: O outono, de setembro a novembro, é uma época tranquila para visitar os fiordes, com as folhas mudando de cor e uma paisagem bonita. No entanto, muitas atrações turísticas podem estar fechadas ou ter horários reduzidos.

Desse modo, a melhor época para visitar os fiordes na Noruega é durante o verão, de junho a agosto, quando as condições climáticas são mais amenas e as atrações turísticas estão abertas.

Espero que você tenha gostado desse artigo. Se inscreva pra sempre ficar informado.

Abraços! Erinice

está gostando do conteúdo? compartilhe!

CATEGORIAS

sobre mim

Olá! Meu nome é Erinice.

Sou paranaense e moro na Noruega há 10 anos com meu marido e filha. Sou formada em história e estudiosa sobre a era viking na Noruega. Meus roteiros são baseados em muita pesquisa.

em destaque

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail para receber sempre os melhores conteúdos.

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.